Esporte, saúde e qualidade de vida
Todo mundo já ouviu o quão importante é a atividade física e seus benefícios, que vão desde a melhoria da qualidade do sono, do infame colesterol, até o fortalecimento muscular e imunológico. São vários os artigos e estudos publicados evidenciando a importância de manter-se ativo e saudável, pois além de manter corpo e mente saudável, o exercício físico é atuante na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possuem pelo menos uma doença crônica no país. Existem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo, como os genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco, como inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.
Quando se pensa em esporte, os benefícios à saúde são a primeira coisa que vem à mente. Mas a prática esportiva vai muito além de proporcionar uma vida saudável fisicamente. Ela contribui para o desenvolvimento humano, transmissão de valores e serve como instrumento de socialização entre pessoas de diferentes classes sociais, religiões, gêneros e tantas outras mais.
O termo qualidade de vida também é recorrente na discussão e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes.
Manter o corpo em movimento é uma necessidade do ser humano independente da faixa etária, pois os exercícios trazem benefícios para todas as idades. Com a prática de esportes é possível manter o peso adequado, controlar e prevenir diversas doenças, reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, melhorar a flexibilidade e aumentar a força muscular.
Muita gente não imagina que a prática esportiva tem um papel também terapêutico. Além de ajudar a emagrecer e tonificar os músculos, ela atua na prevenção de várias doenças e também faz muito bem para a nossa mente. É preciso entender que esporte e qualidade de vida andam juntos.
Por que é importante praticar esportes?
Muito mais do que um corpo bonito — o esporte é sinônimo de saúde. Isso porque o ser humano não nasceu para ficar parado, precisa se movimentar para que todos os seus sistemas funcionem de forma correta.
Além de saúde, é preciso destacar a importância entre esporte e qualidade de vida. A atividade também tem ganhos psicológicos, pois sua prática regular traz uma sensação de prazer e bem-estar, além de propiciar o convívio social.
A importância do esporte na infância
No caso das crianças, a vivência esportiva contribui para questões sociais, físicas e emocionais. O esporte possibilita que as crianças experimentem trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam mais sociáveis e criativos – tudo isso sem falar na alegria e energia que o próprio exercício gera dentro dos pequeninos.
Todo esporte é bom?
É sabido que o esporte oferece praticamente apenas benefícios, não importa qual seja seu objetivo final. No entanto, pessoas diferentes podem precisar ou gostar de rotinas de exercícios diferentes. Resumindo, não existe exercício bom e exercício ruim, mas sim, exercício adequado para cada pessoa.
Quais os benefícios do esporte para o corpo e a mente?
Acelera o metabolismo
A prática esportiva acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento e controle do peso, principalmente quando aliada com outros hábitos, como uma alimentação saudável. A atividade física regular ajuda na queima de gordura e no aumento da massa muscular, o que traz mais energia para o dia a dia, ganhos estéticos e também de saúde, já que reduz o risco de várias doenças.
Melhora o sistema cardiorrespiratório
Quem se exercita aumenta a força muscular e a capacidade de resistência. Isso porque o movimento auxilia na distribuição de oxigênio nos tecidos e ajuda o sistema cardiorrespiratório a trabalhar de maneira mais eficiente. O esporte propicia, portanto, a melhora da circulação e equilíbrio da pressão arterial, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol. Previne, ainda, doenças como infartos e derrames.
Reduz os níveis de estresse
A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão
Aumenta a autoestima
Cuidar do corpo praticando um esporte aumenta a autoestima. O indivíduo passa a se valorizar mais e a ser mais confiante em suas atitudes.
Garante uma boa noite de sono
Quando praticamos esportes, há liberação de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, substância que ajuda a deixar o corpo mais relaxado. Assim, você consegue ter uma boa noite de sono e acorda cheio de disposição para o dia seguinte.